quarta-feira, 8 de julho de 2009

O desperto.
















Certo dia, dois amigos conversavam sobre vários assuntos. Um deles, era mais velho, bem mais velho, tinha seus setenta anos. E o outro, seus vinte. Até que o mais velho lhe perguntou:
- onde estamos, amigo?
E este respondeu:
- ora, estamos aqui!
Então, o mais velho prosseguiu:
- me acompanhe, e vou lhe mostrar onde realmente estamos.
O outro, sem entender muito, o acompanhou. E após andar um pouco, o velho lhe fez a mesma pergunta:
- onde nós estamos, amigo?
E o mesmo lhe respondeu:
- ora, estamos aqui!
- É o que você percebe? - perguntou o mais velho.
- Sim, pois é o óbvio!
- Certo. Então diga para onde vamos - falou o mais velho.
- Hum. Vamos para lá - e apontou para onde tinham partido pela primeira vez. E sem dizer nada, voltaram o caminho. Após chegar no lugar desejado, o amigo mais velho lhe perguntou serenamente:
- Onde estamos?
E o jovem, respondeu sem pestanejar:
- Estamos aqui, amigo.
E o outro prosseguiu:
- Já percebeu, que estamos sempre indo "lá" para estar "aqui"? O "lá" existe apenas em sua mente, pois o que existe mesmo, é o "aqui", o "agora". Você sempre quer alcançar "lá", mas nunca o encosta, pois esteve "aqui" o tempo todo. O "lá" sempre será o futuro, ou o passado, pois, de fato, ou sempre vamos querer estar "lá", ou sempre partiremos de "lá". Só que, quando nos perguntamos onde estamos, veremos que sempre, sempre estaremos aqui. Por isso, nunca ande em vão. Ao invés de "estar indo para lá", perceba que, está "aqui", independente de onde esteja.
Após ouvir essas palavras, o jovem - subtamente - despertou, e percebeu que a maior caminhada que se pode fazer, não é a de "aqui pra lá", nem a de "lá pra cá", mas sim, a de todo instante, não importando o quanto se anda.
Depois desse dia, o jovem deixou de "ir" à vários lugares, pois percebeu que sempre esteve neles.