terça-feira, 10 de março de 2009

Qualquer casa, meu café.
















Era um rio
tiraram-lhe as margens
agora, o rio é o mundo

Era uma janela
levaram a paisagem
agora,
só é janela
de dentro pra fora

Era, certo dia,
uma pedra
levaram-lhe tudo a volta
agora pedra,
é nome, revolta

Um dia
levantaram as mãos
e nada caiu do céu
"pedra na janela"
agora pedra de fora pra dentro
e janela,
só pensamento

Dia desses
pegaram uma maçã
e roubaram-lhe o ventre
na terra, atiraram suas sementes
da terra, sairam seus parentes
roubaram caju, manga e goiaba
da terra saiu caule, flor e beterraba

Ontem mesmo,
montaram uma porta
e a partir dela,
uma casa.
Só é porta pra saída
pois quem entra pela mesma
adentra a casa, que em volta da porta
foi construída

Hoje,
é dia de volta
volta o dia, volta a tarde
e acima das minhas pernas
mora minha cabeça
que embora ali esqueça,
vaga a esmo
e entra pela janela sem paisagem
da casa que levantaram ontem mesmo

Amanhã,
vão tomar o café
com gosto de saudade
a cada gole quente - uma lembrança sem idade
e assim se entende
que a saudade é um futuro
que mora no passado,
da mão dada, do café tomado.

Com força carreguei
o ontem pesado ao hoje,
quando acordei,
abri a janela, e a porta
escrevi a palavra "casa" na pedra
e a pedra, de casa chamei
lhe dei porta e janela
e uma paisagem plantei.

E amanhã,
vão sentir falta,
vão omitir, vão inventar,
mas saudade não é o tipo de nome
que se pode mudar.

4 comentários:

Nany Rabello' disse...

Saudade é um nome que não se pode mudar.. frase perfeeeita! Adorei o poema, bem intenso e desenvolvido!

'-Kelly Viana' disse...

Saudade o sentimento mais angustiante!

Octavio Peral disse...

Não adiantaria dizer, tentar ou quantificar e até mesmo disfarçar com outro nome a saudade, é algo que não pode ser chamado de mutável ou esquecível.
Talvez seja por isso que se torna tão indispensável.
Mto bom o texto cara!
parabéns...gostei mesmo. Um dos melhores até agora.
Abração

Karoline Freitas disse...

Que texto maravilhoso. Nossa, chorei aqui. Às vezes eu não acredito que uma pessoa, que escreve coisas lindas assim, pode estar ao meu lado. Eu encontrei o meu poeta *-*. Que frase linda " mas saudade não é o tipo de nome que se pode mudar."
Você tem ideia de o quão forte é o seu texto? Essa estrutura toda, tudo, me leva a crer que você tem olhos de águia. Você observa, você desenvolve, você crê nas palavras. É tudo muito lindo! Cada dia que passo me apaixono mais pelo seu blog!!!!